«Favoritismo é da Académica» - Litos
Por Paulo Horta
A recepção à Académica está no horizonte e o treinador Litos perspectivou, esta tarde, um jogo exigente para a formação leixonense, mas que também desperta sentimentos especiais e próprios da Taça de Portugal.
Litos atribuiu favoritismo ao adversário de Coimbra e sublinhou, por outro lado, o desejo de seguir em frente numa competição em que o Leixões exibe presenças em finais e um título. De resto, o momento que a equipa atravessa potencia, precisamente, a vontade de estar presente nos quartos-de-final.
«Têm sido uns dias especiais, pelo aniversário do clube e também pelos resultados que conseguimos. E mentiríamos se não disséssemos que é motivador e importante defrontar um adversário da Liga, ainda por cima a Académica, que afastou nesta prova aquela que, para mim, é a melhor equipa portuguesa e uma das melhores da Europa», destacou o treinador, com uma referência ao FC Porto.
A olhar para a Académica, Litos sublinhou as qualidades do adversário. «Em termos de individualidades, se compararmos os dois plantéis, temos de dizer que o favoritismo lhes pertence. Mas este será um jogo da Taça de Portugal, e mesmo sabendo do favoritismo da equipa do Pedro Emanuel, que foi considerada a sensação no início do campeonato, faremos o que estiver ao nosso alcance para seguirmos em frente», disse o técnico.
«Há uma grande euforia à nossa volta pelo histórico do Leixões na Taça de Portugal, e como treinador, sei que me será sempre apontada a culpa se as coisas não correrem como desejamos», comentou, ainda, Litos, sublinhando que ajustará a estratégia em função do adversário e confirmando um cenário esperado – o guardião Vincent Degré será titular.
O que Litos não pensa trabalhar é a marcação de grandes penalidades. «Já vimos grandes craques falharem nessas decisões», observou, explicando que «esse é um tipo de pressão que não quero colocar nos jogadores».
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=301906