Forum Leixoes
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forum LeixoesEntrar

descriptionBruno Alves a capitão EmptyBruno Alves a capitão

more_horiz
Bruno Alves deverá substituir Cristiano Ronaldo como capitão da Selecção Nacional já a partir da fase de qualificação para o Euro'2012, que começa a 3 de Setembro, com a recepção a Chipre, em jogo que se irá disputar em Guimarães. O JOGO sabe que o comportamento do craque do Real Madrid durante o Mundial não
agradou nada aos responsáveis da Federação, Carlos Queiroz incluído, pelo que se prepara uma alteração no dono da braçadeira da equipa das quinas.
O defesa portista, apesar de não ser um dos futebolistas com mais internacionalizações no grupo, é o preferido devido ao seu forte carácter e personalidade. Todos reconhecem a Bruno Alves uma mentalidade de vencedor e também uma influência positiva sobre os restantes futebolistas. Além disso, é um dos habitual capitães do FC Porto há três épocas - no entanto, só este ano, com a saída de Nuno Espírito Santo do plantel, é que se tornou no primeiro dono da braçadeira dos azuis e brancos.

Na base desta alteração estão as dificuldades de relacionamento de Ronaldo com os diversos elementos ligados à equipa, tanto colegas de equipa como até pessoas do staff técnico e logístico. Além disso, as declarações do número 7 logo após a eliminação frente à Espanha, em que indicava aos jornalistas para pedirem a Carlos Queiroz que explicasse os motivos da derrota de Portugal nos oitavos-de-final da prova que decorre na
África do Sul, também caíram muito mal dentro do grupo. O próprio Tiago, ainda na zona mista, admitiu que Ronaldo "não quis falar por estar chateado", mas acrescentou que "se o capitão não fala, falamos nós". E falou mesmo, como quase todos os futebolistas portugueses.

Logo após a "explosão" de Ronaldo na zona mista, que não foi minimizada pelo esclarecimento que o próprio deu ao sítio oficial da Gestifute, empresa que o representa, começaram a chover críticas. O magriço António Simões, que esteve ao lado da equipa na África do Sul, lembrou imediatamente que "um capitão tem responsabilidades acrescidas e sempre que presta declarações tem de ser coerente e consentâneo com o seu estatuto".
Luís Figo, capitão de equipa no último Mundial, também fez questão de lembrar que um verdadeiro
líder "deve sempre defender o grupo". "Não me interessa o que o Cristiano Ronaldo faz, interessa-me a imagem da Selecção e aquilo que faz. Obviamente, os meus critérios do que um capitão deve ser podem ser diferentes dos de algumas pessoas, mas um capitão deve sempre defender o grupo. Sobretudo nos momentos mais difíceis, deve sempre dar a cara pelo grupo", sublinhou o expoente máximo da Geração de Ouro do futebol português.


"Um capitão tem responsabilidades acrescidas e sempre que presta declarações tem de ser coerente e
consentâneo com o seu estatuto"

António Simões, antigo internacional



"Os meus critérios do que é um capitão podem
ser diferentes dos de algumas pessoas, mas um capitão deve
sempre defender o grupo"

Luís Figo, ex-capitão da Selecção




Nono mundialista com mais partidas pela selecção





Bruno Alves está ainda longe dos jogadores com mais internacionalizações por Portugal, um dos critérios normalmente utilizados para atribuir a braçadeira de capitão. O jogador, de 28 anos, soma 35 jogos com a camisola das quinas, o que o coloca em nono lugar entre os futebolistas que estiveram no Mundial. A estreia ocorreu pela mão de Scolari, num encontro particular disputado no Kuwait, a 5 de Junho de 2007. Depois disso tornou-se assíduo nas convocatórias, assumindo-se como titular com Carlos Queiroz, que optou por colocar Pepe como médio-defensivo. Nas 35 internacionalizações, Bruno Alves apontou cinco golos, alguns dos quais decisivos: foi assim frente à Bósnia, no play-off de apuramento para o Mundial, bem como na Albânia, onde
marcou o golo da vitória já nos descontos.




Mundialistas com mais internacionalizações





Simão 85

Cristiano Ronaldo 76

Deco 75

Ricardo Carvalho 67

Paulo Ferreira 62

Miguel 58

Tiago 55

Raul Meireles 38

Bruno Alves 35

Hugo Almeida 28

descriptionBruno Alves a capitão EmptyRe: Bruno Alves a capitão

more_horiz
É por isto e muito mais, que estou cada vez mais, sem interesse de apoiar Portugal.

descriptionBruno Alves a capitão EmptyRe: Bruno Alves a capitão

more_horiz
Apesar de não gostar do Bruto Alves. É quem tem mais características de capitão. Ao menos mete respeito aos outros todos.

descriptionBruno Alves a capitão EmptyRe: Bruno Alves a capitão

more_horiz
Eu já tinha sugerido...

descriptionBruno Alves a capitão EmptyRe: Bruno Alves a capitão

more_horiz
Mas as caracteristicas de um caitão não é só meter respeito no balneário. É necessário ter experiência, impacto (pela positiva), que a fama não seja má, que sinta a selecção...

Eu sugeria era Ricardo Carvalho ou Simão.

descriptionBruno Alves a capitão EmptyRe: Bruno Alves a capitão

more_horiz
Um treinador que passou por cá à uns anos atrás chamado Co Adrianse disse uma vez uma coisa que me deixou a pensar e que mais tarde lhe dei razão.

Um capitão de equipa nunca deve ser uma guarda redes ou um avançado pois situam-se nos extremos da equipa. Um capitão tem de ser uma voz de comando dentro do campo para toda a equipa e desse modo um guarda redes não consegue comandar um avançado, e vice-versa.

Portanto resta os defesas e os médios, no entanto os médios são jogadores que estão constantemente em jogo e como tal é difícil para eles comandar a equipa.

Resta então os defesas (principalmente os centrais) que ficam sempre na retaguarda da equipa e podem comandar de uma forma mais eficaz "as tropas".

descriptionBruno Alves a capitão EmptyRe: Bruno Alves a capitão

more_horiz
Tem de haver uma revolução na selecção!!!
É assim, acho que antes de se fazer a convocatória, esta 1ª, eu ia ter uma conversa com os jogadores, um a um, que provavelmente têm condições para ir á Selecção, fazia uma pré-convocatória, como aqueles 50 antes do Mundial. Ali ia conseguir saber quem queria realmente representar Portugal e os Portugueses de forma digna e dando tudo pela pátria e nós. Dai conseguia fazer uma lista dos "verdadeiros Portugueses" e só dai a equipa. Não queria saber se um CR ou um Deco ficassem de fora, pq assim só ai tar a fazer coisas más! Eu prefiro ter uma Selecção "fraca", mas que até comessem a relva por Portugal!
O nosso problema não é equipa, é quem não quer "matar-se" por Portugal e pelos Portugueses!
A partir dai acho que vamos ter uma melhor Selecção!

descriptionBruno Alves a capitão EmptyRe: Bruno Alves a capitão

more_horiz
Masc_kyto escreveu:
Apesar de não gostar do Bruto Alves. É quem tem mais características de capitão. Ao menos mete respeito aos outros todos.

Eu também acho.
O CR ainda não tem idade nem maturidade para ser capitão de uma selecção.

descriptionBruno Alves a capitão EmptyRe: Bruno Alves a capitão

more_horiz
o CR era o capitão!? Nem se notava

descriptionBruno Alves a capitão EmptyRe: Bruno Alves a capitão

more_horiz
Eu acho que o Eduardo seria boa escolha

descriptionBruno Alves a capitão EmptyRe: Bruno Alves a capitão

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder