Forum Leixoes
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forum LeixoesEntrar

description2ª liga é uma vergonha Empty2ª liga é uma vergonha

more_horiz
Bom, este é um assunto que já por várias vezes foi indirectamente discutido no contexto de outros tópicos e acho que justifica um só para ele.

Vergonha 1: há 3 anos competiam 16 clubes na 2ª liga e subiam 2 clubes, hoje competem 24 e só sobem 2! bem sei que, neste momento, existem 6 clubes, os b's, que não podem subir, mas os regulamentos não podem olhar para isso, essas equipas podem descer, e, teoricamente, poderiam estar em competição 24 equipas sem b's e só subirem 2! Absolutamente ridículo!
Qualquer 2ª liga europeia com mais de 18 clubes faz subir uma terceira equipa, seja via playoff entre 3º, 4º, 5º e 6º classificados(Espanha, Inglaterra), seja entre o 3º classificado da 2ª liga e o antepenúltimo da 1ª (Alemanha, Itália), seja directamente(França).

Vergonha 2: os clubes b's desvirtuam completamente o campeonato. O que se passou este fim-de-semana com o porto b - olhanense foi apenas só mais um exemplo, uma equipa do porto b fortíssima com 7 jogadores da equipa principal (ok, não são titulares mas são opções) a não dar qualquer hipótese. Umas vezes jogam muito fortes, outras menos fortes e dificultam ou facilitam a vida dos outros, se isto não é desvirtuar o campeonato, não sei o que será.

Culpa: é de todos, Liga, e dos clubes da 2ª liga que já deveriam ter tomado uma posição conjunta sobre estas matérias, incluindo ponderar greve e exposição à FIFA/UEFA.

description2ª liga é uma vergonha EmptyRe: 2ª liga é uma vergonha

more_horiz
Concordo com a Vergonha 1, já não concordo com a Vergonha 2.

De facto pensei que com o aumento de 18 equipas na primeira divisão e de 24 equipas na segunda que iria aumentar o número de subidas e descidas, o que não veio a acontecer, mas desta Liga já espero de tudo.

Quanto à vergonha 2, não concordo e o resultado está nos recentes resultados dos escalões de formação. Depois de vários anos em que um gajo olhava para a seleção de sub-21 e sub-19 e não via futuro nem jogadores que se conseguissem encaixar na seleção A. No entanto neste momento temos uma Seleção Nacional de Sub-21 invicta no seu grupo de apuramento para o Campeonato da Europa e está à 12 jogos seguidos sem perder nem empatar e temos uma seleção de sub-19 vice-campeã da Europa perdendo apenas na final frente à Alemanha. Futuros jogadores como: Tozé, Carlos Mané, Tomané, João Mário, Rafa, Edgar Ié, Ricardo Esgaio, Bernardo Silva, Gonçalo Paciência, Ruben Neves, Tiago Ilori, Ivan Cavaleiro, André Gomes, Ruben Vezo, Ricardo Horta, Podstawski, Raphael Guzzo, Gelson são o futuro da nossa seleção e 80% destes jogadores passaram pelas B.

Não tenho a menor dúvida que isto se deve às equipas B onde quase todos estes jogadores passaram e que lhes proporciona a melhor transição entre os Juniores e os Séniores. Se existissem equipas B estes jogadores estavam onde estão agora? Provavelmente não.

E a grande diferença entre estas equipas B e as equipas B de à 20 anos atrás deve-se muito à divisão em que jogam pois agora eles jogam nos campeonatos profissionais onde o nível de exigência é maior no entanto o foco continua a ser a adaptação ao futebol profissional.

Se adultera o campeonato? Até o pode fazer, mas quem fica a ganhar é o futebol português.
Já agora acrescento mais uma vergonha. Não compreendo o motivo para a 2ª Liga parar por causa dos jogos das seleções onde a segunda Liga em pouco ou nada interfere. Vamos ter um jogo na Tapadinha a uma quarta feira dia 22, entre duas equipas que não dão atletas nem à Seleção A nem à seleção de sub-21 e podíamos perfeitamente jogar no domingo dia 19. Assim vou ter de meter uma tarde de érias para puder ir ver o Leixões. É ridículo!

description2ª liga é uma vergonha EmptyRe: 2ª liga é uma vergonha

more_horiz
Já eu, concordo com tudo o que o lsc_1907 escreveu. Cada vez me convenço mais que que a única solução é acabar com as equipas B (ou, pelo menos, colocar regras muito mais rígidas, ao nível de outros países). 

Diogo, já te tinha dito que, para mim, esta nova geração que apareceu nos sub21 é mais obra do acaso do que qualquer outra coisa. Enquanto que selecções como a Alemanha ou a Espanha conseguem garantir uma sustentabilidade na sua formação e terem quase sempre grandes gerações, nós apenas temos a felicidade de aparecerem assim do nada de x em x anos. Ainda há cerca de 10 anitos tivemos uma geração de sub21 que apareceu com bastante qualidade e potencial (em que até se costumava brincar que eram melhores que os próprios AA, tal como agora).

Se daqui a 5/6 anos continuar a aparecer assim qualidade nas formações, até podes argumentar que as equipas B beneficiaram isso, por enquanto, não podes fazer análises a curto prazo. No entanto, mesmo que tenhas razão, nunca vou ser apologista de se desvirtuar campeonatos e prejudicar equipas aleatoriamente e adeptos desses clubes só para beneficiar a selecção do respectivo país.

PS: Já para não falar que em termos de transmissões televisivas, é curioso que, mesmo com um grande aumento de equipas, é raríssimo vermos jogos na SportTV em que não estejam envolvidos algum dos "grandes" B. Eu, sinceramente, este ano só me lembro de um Olhanense-Leixões e de um Feirense-Olhanense que deram ao Domingo de manhã.

description2ª liga é uma vergonha EmptyRe: 2ª liga é uma vergonha

more_horiz
Eu também estou completamente de acordo com os dois pontos do lsc_1907. Aliàs e no que se refere ao ponto dois, eu jà aqui havia dito exactamente a mesma coisa em relaçao aos Bês do Porto. Foram a Aveiro com 7 titulares da equipa principal e venceram obviamente e uma semana mais tarde foram a Portimao sem esses jogadores e perderam obviamente. Para a verdade desportiva, é simplesmente escandaloso nao haver regras que impeçam estas equipas de fazerem o que muito bem lhes apetece. Jà agora e no que ao Leixoes concerne, estou ansioso para ver a convocatoria do Braga para o proximo domingo, sabendo que a equipa principal nao tem jogo.

description2ª liga é uma vergonha EmptyRe: 2ª liga é uma vergonha

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder