Forum Leixoes
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forum LeixoesEntrar

As SADS

power_settings_newInicie sessão para responder
+7
Supporter
Jorge Moreira
daTsun
Karyaka
KonanduLSC
Urko
damiao
11 participantes

descriptionAs SADS EmptyAs SADS

more_horiz
Aqui fica o exemplo da perca de indentidade de uma instituiçao causada pelas Sads lideradas por pessoas que nada têm a ver com a referida instituiçao.

http://abola.pt/nnh/ver.aspx?id=462741

No caso do Atlético, esperemos que a frustaçao e a revolta do seu Presidente dure até ao fim do campeonato. Serà sinonimo que nos safamos.

descriptionAs SADS EmptyRe: As SADS

more_horiz
Eis o futebol moderno!

descriptionAs SADS EmptyRe: As SADS

more_horiz
Diga-se em abono da verdade que foi a gestão antiga à merceeiro que levou ao sufoco dos clubes e agora não faltam clubes a desesperar para que entre algum investidor, nem que tenham de "vender a alma ao diabo"... e bem que o nosso Leixões precisa de um!

descriptionAs SADS EmptyRe: As SADS

more_horiz
Não acredito que esses investidores sejam a solução para a maioria dos clubes, até porque neste momento no Leixões tens um autêntico magnata que injetou dinheiro no clube e agora apenas defende os seus próprios interesses e não os do clube, acabando por o abandonar apenas mantendo-se agarrado ao poder para sugar todo o dinheiro que possa.

descriptionAs SADS EmptyRe: As SADS

more_horiz
Futebol é um negócio mas com uma particularidade só "meia dúzia" de empresas (SAD`S) neste negócio são de facto lucrativas, o resto são survedores de capital sem retorno!
 Por vezes custa-me muito a entender como é que se fazem alguns investimentos em algumas SAD`S??!! Ou se calhar até entendo, mas uma certeza tenho não é por pensarem que vão conseguir ter lucro com essas empresas!

descriptionAs SADS EmptyRe: As SADS

more_horiz
Urko escreveu:
Futebol é um negócio mas com uma particularidade só "meia dúzia" de empresas (SAD`S) neste negócio são de facto lucrativas, o resto são survedores de capital sem retorno!


Tiraste-me as palavras do pensamento... ainda me custa a crer como é q há tantos interessados em investir em Clubes convencionais...

De facto, só pode haver interesses contabilísticos/financeiros paralelos...

descriptionAs SADS EmptyRe: As SADS

more_horiz
daTsun escreveu:
Urko escreveu:
Futebol é um negócio mas com uma particularidade só "meia dúzia" de empresas (SAD`S) neste negócio são de facto lucrativas, o resto são survedores de capital sem retorno!


Tiraste-me as palavras do pensamento... ainda me custa a crer como é q há tantos interessados em investir em Clubes convencionais...

De facto, só pode haver interesses contabilísticos/financeiros paralelos...


Há interessados que fazem sentido, tipo a Traffic no Estoril que é uma agência de jogadores e que assim coloca os seus a jogar e a dar nas vistas para facturarem com as suas vendas, nestes casos o retorno que têm do investimento não é directamente através da SAD. E diga-se que tem sido um projecto de sucesso, porque quem entrou percebe do mundo do futebol (aliás, é do mundo do futebol) e tem actuado sem descaracterizar o Estoril e sem "desligar" os seus adeptos. 

Os accionistas da Leixões SAD são Tugas e não têm feito outra coisa do que afastar cada vez mais os Leixonenses e andam longe de terem um projecto com sucesso, principalmente na vertente financeira e do património...

descriptionAs SADS EmptyRe: As SADS

more_horiz
Sim Kona.... mas esse exemplo n faz história.

De facto, o Estoril é um caso feliz de sucesso para ambas as partes... "SAD" uma empresa q procura rentabilizar os seus activos e "Clube" q usufrui dos prestimos dos mesmos, quem n desejaria uma parceria assim.

Agora eu referi-me ao o q tem acontecido vulgarmente, são Investidores individuais

descriptionAs SADS EmptyRe: As SADS

more_horiz
Não vamos tirar conclusões precipitadas de uma história que ainda não tem fim.

O Carlos Oliveira também aparentava ser uma parceria perfeita até as coisas começarem a correr mal e se começarem as destapar o véu dos podres. Aposto que neste momento há leixonenses que não se importavam de pagar para o ver fora do clube.

Qual a atitude da Traffic numa época menos conseguida ou num cenário mais negro descer de divisão?
Qual a atitude da Traffic se perder o interesse em estar presente na SAD?

Se ainda não sabemos o seu final como podemos afirmar que é um sucesso?

descriptionAs SADS EmptyRe: As SADS

more_horiz
pseudo magnatas q procuram um Clube quase de forma aleatoria para investirem os seus capitais nele.

Actualmente o passivo excessivo é a realidade para a maior parte dos pequenos Clubes.... os activos, associados e mt menos as parcerias comerciais cobrem esse défice.

Tirando os colossos do futebol mundial e quiça os três estarolas aqui em Portugal, n vejo de forma efectiva o retorno q poderá trazer este negócio a um Investidor a curto/médio prazo. No meu ver em termos teóricos é uma espiral sem fim... na prática... deve ser diferente, pois cada vez há + bons samaritanos.


descriptionAs SADS EmptyRe: As SADS

more_horiz
Karyaka escreveu:

Qual a atitude da Traffic numa época menos conseguida ou num cenário mais negro descer de divisão?

Provavelmente como perderia a montra para exibir e valorizar os seus activos, deixava de ter interesse no Clube.


Qual a atitude da Traffic se perder o interesse em estar presente na SAD?

Reduzir o investimento ou mesmo abandonar.



Se ainda não sabemos o seu final como podemos afirmar que é um sucesso?

Isso é uma pergunta intemporal para uma resposta indefinida... todos os negócios são de sucesso até q as variáveis o permitam...



Se o Investidor, neste caso em concreto a Traffic abandonar o Estoril, o principal problema do Clube será de um momento para o outro deixar de ter nos seus quadros... activos, pois é certo que a maior parte dos elementos do Clube devem estar agregados ao Investidor e/ou suportados por ele.

Na nossa realidade, o Leixões qd subiu à primeira... teve um plantel onde pelo menos 6 jogadores em oriundos de empréstimos. Como é lógico existem sp prós e contras neste aspecto... sendo q os prós é q de outra forma dificilmente conseguiríamos contratar ou suportar jogadores assim, o contra é q qd chegou ao final da época foi cada um à sua vidinha e o nosso Clube ficou com um vazio no plantel, o qual teve de preencher de qq forma contratando às cegas.

descriptionAs SADS EmptyRe: As SADS

more_horiz
Karyaka escreveu:
O Carlos Oliveira também aparentava ser uma parceria perfeita até as coisas começarem a correr mal e se começarem as destapar o véu dos podres. Aposto que neste momento há leixonenses que não se importavam de pagar para o ver fora do clube.


Eu até acho... que ele n se importava nada de receber algum para sair da SAD  Rolling Eyes

descriptionAs SADS EmptyRe: As SADS

more_horiz
Karyaka escreveu:
Não vamos tirar conclusões precipitadas de uma história que ainda não tem fim.

O Carlos Oliveira também aparentava ser uma parceria perfeita até as coisas começarem a correr mal e se começarem as destapar o véu dos podres. Aposto que neste momento há leixonenses que não se importavam de pagar para o ver fora do clube.

Perfeita nunca foi porque mesmo na fase "dourada" já nos queixavámos de falta de transparência na SAD (por exemplo, transferências do China e do Beto). Eu sou um deles e deviam ser todos os Leixonenses!

Qual a atitude da Traffic numa época menos conseguida ou num cenário mais negro descer de divisão?

Provavelmente trabalhar para fazer uma melhor época na época seguinte, a Traffic quando entrou na SAD o Estoril estava na IIª Liga e sem aspirações a subidas, subiram no 2º ano da Traffic no Estoril.

Qual a atitude da Traffic se perder o interesse em estar presente na SAD?

A mesma de qualquer investidor em qualquer empresa do mundo...tenta vender a posição que tem.

Se ainda não sabemos o seu final como podemos afirmar que é um sucesso?

O que eu escrevi foi "tem sido um projecto de sucesso" e isso é indesmentível. Se vai continuar a ser não sei porque não adivinho

descriptionAs SADS EmptyRe: As SADS

more_horiz
Pena ter havido pouca participação neste tópico pois é um assunto importante na vida de qualquer Clube, penso que deveria ser mais aprofundado para que se perceba a real influência que as SAD`S têm sob o dia a dia dos Clubes e qual o papel dos Clubes neste panorama acutal em que o futebol sénior é simplesmente um negócio!

descriptionAs SADS EmptyRe: As SADS

more_horiz
Urko a tua afirmação é pertinente, mas analisando a "frio" a nossa SAD rapidamente ficamos com a certeza, que a mesma assenta no amadorismo/voluntariado, uma política empresarial inexistente ... sem rumo e sem estratégia.

Ao longo dos últimos anos, esta SAD teve o condão de se afastar dos seus parceiros/clientes/sócios, ao invés de os envolver e motivar;
 ... podia e devia ter utilizado o Leixões como veículo da marca Matosinhos, mas não o fez;
 ... optou por descurar o marketing abrindo portas ao voluntariado;
 No que respeita ao Clube, a SAD apoderou-se do mesmo, delapidando o património do Clube, sugando todos os tostões derivados das expropriações/vendas dos terrenos Poente/Norte ... as pessoas eram as mesmas e aprenderam a confundir a SAD com o Clube, penalizando deste modo fortemente o Clube, que acumulou dividas resultantes da Pala e das Torres de Iluminação, quando o dinheiro proveniente dos negócios supracitados, proporcionaram condições financeiras mais do que suficientes para edificar o Mar ... de raiz.
O protocolo SAD/Clube não passou de uma fantochada, só recentemente ficamos a conhecer os verdadeiros contornos do pseudo protocolo.
Futebol é indubitavelmente negócio, mas penso que esta SAD apenas serviu para promover os seus administradores ... abrindo portas e janelas a negócios e tráfico de influências extra-futebol.
O jogo esse, passou para terceiro plano ... só nós adeptos apaixonados continuamos a acreditar nesta empresa fantasma.
SAD BUT TRUE

descriptionAs SADS EmptyRe: As SADS

more_horiz
A solução para mim mais eficaz e mais viável na nossa realidade, era entrar um presidente que gostasse do Leixões ao ponto de querer primeiro o bem do clube em 1º, em 2º e em 3º lugar e só depois pensar nele próprio a seguir. Só com o clube a uma só voz, com toda gente a trabalhar em prol do sucesso desportivo e financeiro e o clube ser o maior acionista da SAD talvez o futuro fosse bem mais sorridente.

 Mas isto é o meu lado romântico e utópico.

I HATE C.Oliveira, I LOVE Leixões Sport Clube

descriptionAs SADS EmptyRe: As SADS

more_horiz
Ora aí está um bom ponto, o Clube ser maioritário na SAD!

 Quando as SAD`S foram criadas, por lei, os Clubes, directamente, não podiam ter mais de 40% da SAD, ou seja, logo à nascença, e no meu entender, foi o inicio da "morte" dos Clubes, pois a partir desse momento o Clube passou para 2º plano e a SAD o principal foco de todas as atenções e cuidados! Penso que, teoricamente, a ideia seria a SAD ser lucrativa e sendo a maior fonte de receitas poder suportar os Clubes, já que lhes ficaram com a marca, adeptos (que no nosso caso são sem dúvida mais valias) e o futebol, o motor principal de qualquer Clube! Temos de perceber que SAD e Clube são orgãos distintos e que muitos de nós ainda confunde as coisas fruto de anos em que tudo era tratado como se de uma entidade única se tratasse, mas não são e existem regras e leis que têm se ser cumpridas quer se goste quer não se goste.
 Bem o que aconteceu, e não só no nosso caso, foi que as SAD`S deixaram os Clubes ao abandono, prova disso era o protocolo que vigorou até há bem pouco tempo que era uma autentica asfixia ao Clube, e os resultados estão à vista de todos!
 Hoje em dia, e vendo as consequências deste descalabro, surgiram em alternativa as Sociedades Unipessoais, em que o Clube é o único detentor do Futebol Profissional e desta forma podem defender os interesses no seu todo! Houve quem ainda fosse a tempo e seguisse este caminho, resta saber se com capacidade para vingar e ter sucesso ou não, vai depender da força humana de cada Clube mas o tempo o dirá.
 Quanto aos outros, uns conseguiram vender as suas SAD`S e desta forma equilibrar as contas, uns com mais sucesso outros com menos mas foi um salto para a frente, as que têm mais sucesso são aquelas em que os investidores souberam dar o devido valor e importância ao Clube que suporta a SAD e fizeram de facto uma parceria de sucesso onde todos conseguem viver e conviver, outros porém não o fizeram o que originou logo guerras internas, muitas delas públicas, umas ficaram resolvidas, outras nem por isso.
 Esta é a realidade que vivemos actualmente, quem ama o seu Clube e o vê a definhar a cada dia reclama e exige que se faça algo, mas o problema é só um, numa Sociedade quem manda é quem tem a maioria e os Clubes não a têm, logo por aí não temos caminho para nenhuma mudança. 
 O que podemos fazer então? 
 Tentar a via do dialogo e ser pressionantes na defesa dos interesses do Clube, se do outro lado houver sensibilidade e abertura as coisas poderam melhorar, se não houver nada vai mudar. 
 Tentar conseguir a maioria na SAD, primeiro é preciso ter o capital, coisa que não me parece seja possível, ou arranjar um investidor que entre e fique do lado do Clube e quem no seu juizo perfeito investe numa sociedade falida e cheia de dividas, só alguem que acredite muito na viabilidade do projecto e com muito capital para injectar e esse alguem terá de ter em conta que será parceiro de um Clube totalmente descapitalizado, haverá alguém a entrar nesta condições? É possivel que sim mas o objectivo principal imagino eu qual seja.
 A outra hipotese é de facto desligar a máquina e deixar cair a SAD com todas as consequências que isso trará num futuro imediato, temos pelos menos dois casos com desfechos distintos, Estrela da Amadora e União de Leiria, o primeiro foi o fim, pelos vistos o segundo foi um novo inicio, nunca saberemos qual será o resultado no nosso caso, mas penso que todos acreditamos que como Clube temos força para ser um caso de sucesso. 
 Agora pergunto quem é que está pronto para decidir o que é melhor fazer, quem é que está disposto a pagar o preço dessas decisões e que tipo de apoio terá?

 Uma certeza tenho, da maneira como está e se nada mudar todos sabemos qual vai ser o final da história, estamos perante uma situação delicada e sem tempo para tomar decisões de fundo, temos de salvar uma SAD, um Clube e um Estádio, será que temos capacidade para salvar todos? Qual deve ser a prioridade? Como o vamos fazer? Teremos todos juntos a coragem de dar um passo em frente e decidir um caminho, seja ele qual fôr?

 Este meus Amigos é o dilema do Leixões neste momento e é neste dilema que todos que sentem e amam o Clube deviam estar focados, a refletir e debater, este é o ponto essencial para o futuro, escolher um caminho e eu pergunto é isso que se está a fazer? São estas as questões que estão a ser levantadas e discutidas? É isto que está na cabeça das pessoas? 
 Do que eu tenho lido e visto esta situação está a passar ao lado de todo o universo Leixonense e as pessoas, ou não querem ou ainda não se aperceberem que neste momento é nisto que se têm de concentrar, é isto que têm de discutir, é sobre isto que têm de decidir!

descriptionAs SADS EmptyRe: As SADS

more_horiz
SAD... três letrinhas apenas, que trouxeram num curto espaço de tempo uma lufada de ar fresco a todos os Clubes, pois reestruturaram toda a sua situação creditaria e financeira.
 
Com essa lufada, vieram os ditos Tubarões Empresariais, Empresários com vasto conhecimento na área empresarial, mas longe da realidade Clubística e quase sempre longe da realidade desportiva, tentando fazer de um Clube de Futebol um negócio rentável como em qualquer empresa.
 

Não obstante dessa tarefa já ser hercúlea, muito devido à nossa sociedade e à necessidade de pertencer obrigatoriamente a um dos três estarolas, pior ficou com a entrada da crise mundial em meados do ano 2009. Com naturalidade começou a escassear a captação de patrocínios e/ou parcerias super rentáveis e numa outra vertente, levou igualmente a ausência e afastamento dos associados e simpatizantes, muito devido aos orçamentos familiar esganados.

Essa diminuição da receita levaram as SAD's a entrar numa espiral recessiva sem fim e como isso veio a promiscuidade, de forma a tentarem inverter todo o capital investido (que continuo a afirmar na nossa realidade desportiva... que é em fundo perdido). Na ausência de receitas e consequentemente de lucros, não conseguiram investir na única fonte de mais valia directa onde poderiam obter rendimentos chorudos, ou seja, na aquisição de activos (aka Jogadores) tendo em conta a sua valorização e posterior venda. Dessa forma, começaram a usar e abusar da sua posição maioritária como accionistas e sugaram todos os recursos viáveis que existiam nos Clubes agregados (como bens patrimoniais, protocolos/parcerias e activos de formação). 


E assim estão infelizmente a maioria dos Clubes que foram abrangidos pelas SAD's... espremidos, sem autonomia, sem viabilidade, sem rumo e SEM IDENTIDADE... mas espero com SOLUÇÃO.


As SAD's foram criadas e principalmente tendo em conta a realidade de 99,5% dos Clubes em Portugal, como uma SOLUÇÃO para prolongar os Clubes às máquinas... relativamente ao nosso Mágico, espero ainda ser possível acordar desse coma prolongado e que os dissabores que irão certamente advir, sejam ultrapassados sem que o preço seja muito penoso a bem do nosso velhinho mas AGUERRIDO Clube.


Não sabia de alguns pormenores indicados pelo Urko, mas o que mais me perturbou foi a limitação por lei da percentagem na SAD... que até ai tem alguma lógica, pois o Clube nunca poderia ser considerado o maioritário, pois se assim fosse nunca teria existido a reestruturação obrigacionária perante credores, mas sempre presumi que existiria algum tipo de Golden Share onde os Clubes se pudessem refugiar de modo a salvaguardar-se em casos extremos.

descriptionAs SADS EmptyRe: As SADS

more_horiz
Espero q no nosso caso a velha máxima se mantenha fiel...

As SADs passam, os Clubes ficam

Força LSC

descriptionAs SADS EmptyRe: As SADS

more_horiz
Essa "Golden Share" sempre existiu e permite ao Clube ter direito de veto em alguns assuntos importantes, mas não relacionados com a gestão corrente.

 No inicio das Sad foi imposto um limite máximo 40% e um limite mínimo 20%, penso que com a alteração recente da lei esta regra foi alterada.

 Bom ponto esse dos direitos desportivos dos atletas da formação por parte do Clube.

descriptionAs SADS EmptyRe: As SADS

more_horiz
Urko como tens conhecimento, contrariamente ao que "alguns"apregoam, o maior credor da SAD é o Clube (mais de 2 milhões de euros) e não o Carlos Oliveira, pelo que, o Clube tinha obrigação de ter pensado numa solução, que poderia passar pela criação de uma sociedade imobiliária por exemplo (aproveitando a existente), para deter mais 11% de capital e assim, ser o maior acionista da SAD...

descriptionAs SADS EmptyRe: As SADS

more_horiz
Mas não foi assim que foi elaborado o PER apresentado e posteriormente aprovado por despacho judicial nos moldes apresentados.

 De qualquer forma questiono se esse seria o melhor caminho e a melhor solução quer para a Sad quer para o Clube. 
 Para a Sad ter um accionista maioritário descapitalizado não me parece que iria ser benéfico.
 Para o Clube ser maioritário numa sociedade com muitas dívidas e com um PER para cumprir era na minha opnião duplicar os problemas já existentes.

 Mas sendo o Clube maioritário ou não na Sad, a minha preocupação e questão mantem-se, temos uma sad, um clube e um estádio que é preciso salvar e é isso que tem de ser discutido neste momento, todas as outras questões com o tempo serão discutidas, mas para esta não há tempo!

descriptionAs SADS EmptyRe: As SADS

more_horiz
Concordo e percebi, qual a vantagem de ter autonomia total de uma empresa falida e com imensas dividas.

Neste caso, ser ou n maioritario é uma questão de semântica, dado q o Clube n possui meios para assumir e cumprir essas responsabili//.

Basicamente dp do q li, mais tenho a sensação q a unica entidade q tem a perder é o Leixões Clube.

Duas questões q agora me afligem:

- o Estádio foi dado como garantia a algum credor?

- Em caso afirmativo, há meios ou planos para salvaguardar?


descriptionAs SADS EmptyRe: As SADS

more_horiz
Urko escreveu:
 Mas sendo o Clube maioritário ou não na Sad, a minha preocupação e questão mantem-se, temos uma sad, um clube e um estádio que é preciso salvar e é isso que tem de ser discutido neste momento, todas as outras questões com o tempo serão discutidas, mas para esta não há tempo!


Na minha óptica a única forma de ainda se tentar salvar a SAD é "arrumar" com o CO da SAD que para mim é o "cancro". Tendo em conta que está fora de hipótese o Clube adquirir a quota do CO acho que a possível solução passa por o isolar na SAD. Para isso seria necessário que a direcção trabalhasse nesse sentido para uma possível "aliança" com a Sílvia, tendo assim a maioria da SAD do nosso lado. Tenho é sérias dúvidas que isto pudesse ter pernas para andar, seja por falta de vontade da Sílvia, seja por falta de vontade da direcção do Clube...

descriptionAs SADS EmptyRe: As SADS

more_horiz
Esquece a Presidente e a hipotética aliança com o Clube ... Durante anos andamos "iludidos", com as promessas vãs da SAD: remodelação do Estádio, Centro de Estágio de Esposade (um dos melhores do país Smile ), Santana, redução do passivo, mas analisando friamente a atual situação do LSC constatamos, que não temos PATRIMÓNIO, não temos EQUIPA, e não temos ESTRUTURA.
Esta é a nossa realidade!!!
A Silvia, o CO e todos os administradores que passaram na SAD cheios de boas intenções que façam um favor ao universo Leixões e emigrem para bem longe. A Eritreia seria um bom destino!

descriptionAs SADS EmptyRe: As SADS

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder