Forum Leixoes
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forum LeixoesEntrar

descriptionGDDF Vence Taça de Portugal em Xadrez EmptyGDDF Vence Taça de Portugal em Xadrez

more_horiz
GDDF Vence Taça de Portugal em Xadrez 10394799_312406012247613_1934115511801141834_n

É com todo o gosto que vejo uma equipa de Matosinhos e na qual joguei durante mais de 10 anos a conquistar a Taça de Portugal de Xadrez. Trata-se do Grupo Desportivo Dia Ferreira, um clube com quase 30 anos e que é dos clubes que mais forma jogadores de Xadrez em Portugal (Digamos que é Ajax do Xadrez).

Para quem não conhece o clube tem a sua sede na Rua Conde Alto Meirim, nas antigas instalações da EDP (se não me engano) e é um dos clubes com mais troféus em Matosinhos. Arrisco-me a dizer que a zona de troféus é tão grande como a do Leixões e como já não há espaço para mais troféus uns ficam em casa dos jogadores, outros acabam-se por degradar pelas mesas ou até mesmo no chão. Esta conquista torna-se mais incrível sabendo que a CMM promete muito, mas incentivos nem vê-los. (As deslocações e inscrições em torneios são geralmente pagas pelos pais ou pelo dono do clube que dá o nome ao clube).

A Final Four juntou as 4 equipas apuradas depois de realizadas 5 eliminatórias. Da Zona Norte a Academia de Xadrez de Gaia, atual detentora do troféu e o GD Dias Ferreira.

Na Zona Sul ficou apurada a equipa da ADRC Mata de Benfica e o Sporting CP, que recebeu a organização do concentrado na Zona Sul. De notar que as 3 primeiras equipas estão no escalão máximo do Campeonato Nacional por Equipas, na 1ª Divisão, enquanto o Sporting CP garantiu este ano a subida da 3ª para a 2ª Divisão Nacional.

Depois da Meia Final, jogada no sábado, dia 21, ficou definida a Final da Taça de Portugal por Equipas de 2013/2014, com um derby do distrito do Porto entre o GD Dias Ferreira e a Academia de Xadrez de Gaia.

Esta é a primeira vez, nos 29 anos de história do GD Dias Ferreira, que chega à Final desta competição, onde irá defrontar o atual Campeão da 1ª Divisão Nacional e detentor da Taça de Portugal, prova que já ganhou por 4 vezes e ficou em 2º lugar por 2 vezes.

Após a Final Four conhecemos assim o novo vencedor da Taça de Portugal por Equipas, com o GD Dias Ferreira a conquistar a sua 1ª Taça de Portugal. O resultado final do jogo cifrou-se num 2 a 2, contudo a equipa de Matosinhos ganhou vantagem à Academia de Xadrez de Gaia fruto de ter vencido no 1º tabuleiro, com uma vitória do jovem português Jorge Ferreira sobre o Grande Mestre Oleg Korneev.

Terminou assim esta Taça de Portugal com a inédita vitória do GD Dias Ferreira, tornando assim o 14º diferente vencedor desta competição nacional.

Já que em Matosinhos não se dá valor aproveito eu, este espaço para divulgar um momento histórico que se vive em Matosinhos.

descriptionGDDF Vence Taça de Portugal em Xadrez EmptyRe: GDDF Vence Taça de Portugal em Xadrez

more_horiz
Parabéns a esta grande colectividade de Matosinhos. Além do xadrez é das melhores equipas em Portugal a nível de subbuteo, com vários títulos europeus em vários escalões.

Os meus primeiros toques foram lá e altas tardes e noitadas passei naquele espaço.

Bem visto Karyaka  Very Happy

descriptionGDDF Vence Taça de Portugal em Xadrez EmptyRe: GDDF Vence Taça de Portugal em Xadrez

more_horiz
Não sei como está a realidade do Subboteo no GDDF, mas era o maior clube a nível nacional e dos maiores clubes a nível internacional.

É a prova de que Matosinhos tem imensos campeões e o Leixões poderia tirar partido disso, pois são modalidades com pouco investimento e que podem trazer algumas alegrias e mais adeptos para o clube.

descriptionGDDF Vence Taça de Portugal em Xadrez EmptyRe: GDDF Vence Taça de Portugal em Xadrez

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder