GDDF Vence Taça de Portugal em Xadrez

Ir em baixo

GDDF Vence Taça de Portugal em Xadrez

Mensagem por Karyaka em Seg 23 Jun 2014 - 19:29


É com todo o gosto que vejo uma equipa de Matosinhos e na qual joguei durante mais de 10 anos a conquistar a Taça de Portugal de Xadrez. Trata-se do Grupo Desportivo Dia Ferreira, um clube com quase 30 anos e que é dos clubes que mais forma jogadores de Xadrez em Portugal (Digamos que é Ajax do Xadrez).

Para quem não conhece o clube tem a sua sede na Rua Conde Alto Meirim, nas antigas instalações da EDP (se não me engano) e é um dos clubes com mais troféus em Matosinhos. Arrisco-me a dizer que a zona de troféus é tão grande como a do Leixões e como já não há espaço para mais troféus uns ficam em casa dos jogadores, outros acabam-se por degradar pelas mesas ou até mesmo no chão. Esta conquista torna-se mais incrível sabendo que a CMM promete muito, mas incentivos nem vê-los. (As deslocações e inscrições em torneios são geralmente pagas pelos pais ou pelo dono do clube que dá o nome ao clube).

A Final Four juntou as 4 equipas apuradas depois de realizadas 5 eliminatórias. Da Zona Norte a Academia de Xadrez de Gaia, atual detentora do troféu e o GD Dias Ferreira.

Na Zona Sul ficou apurada a equipa da ADRC Mata de Benfica e o Sporting CP, que recebeu a organização do concentrado na Zona Sul. De notar que as 3 primeiras equipas estão no escalão máximo do Campeonato Nacional por Equipas, na 1ª Divisão, enquanto o Sporting CP garantiu este ano a subida da 3ª para a 2ª Divisão Nacional.

Depois da Meia Final, jogada no sábado, dia 21, ficou definida a Final da Taça de Portugal por Equipas de 2013/2014, com um derby do distrito do Porto entre o GD Dias Ferreira e a Academia de Xadrez de Gaia.

Esta é a primeira vez, nos 29 anos de história do GD Dias Ferreira, que chega à Final desta competição, onde irá defrontar o atual Campeão da 1ª Divisão Nacional e detentor da Taça de Portugal, prova que já ganhou por 4 vezes e ficou em 2º lugar por 2 vezes.

Após a Final Four conhecemos assim o novo vencedor da Taça de Portugal por Equipas, com o GD Dias Ferreira a conquistar a sua 1ª Taça de Portugal. O resultado final do jogo cifrou-se num 2 a 2, contudo a equipa de Matosinhos ganhou vantagem à Academia de Xadrez de Gaia fruto de ter vencido no 1º tabuleiro, com uma vitória do jovem português Jorge Ferreira sobre o Grande Mestre Oleg Korneev.

Terminou assim esta Taça de Portugal com a inédita vitória do GD Dias Ferreira, tornando assim o 14º diferente vencedor desta competição nacional.

Já que em Matosinhos não se dá valor aproveito eu, este espaço para divulgar um momento histórico que se vive em Matosinhos.

_________________
Dos três grandes eu sou do LEIXÕES SPORT CLUB!
avatar
Karyaka
Capitão
Capitão

Número de Mensagens : 3101
Idade : 31
Localização : Lisboa

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: GDDF Vence Taça de Portugal em Xadrez

Mensagem por Supporter em Qua 25 Jun 2014 - 18:27

Parabéns a esta grande colectividade de Matosinhos. Além do xadrez é das melhores equipas em Portugal a nível de subbuteo, com vários títulos europeus em vários escalões.

Os meus primeiros toques foram lá e altas tardes e noitadas passei naquele espaço.

Bem visto Karyaka  Very Happy
avatar
Supporter
Junior
Junior

Número de Mensagens : 421
Idade : 32
Localização : London

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: GDDF Vence Taça de Portugal em Xadrez

Mensagem por Karyaka em Qui 26 Jun 2014 - 20:09

Não sei como está a realidade do Subboteo no GDDF, mas era o maior clube a nível nacional e dos maiores clubes a nível internacional.

É a prova de que Matosinhos tem imensos campeões e o Leixões poderia tirar partido disso, pois são modalidades com pouco investimento e que podem trazer algumas alegrias e mais adeptos para o clube.

_________________
Dos três grandes eu sou do LEIXÕES SPORT CLUB!
avatar
Karyaka
Capitão
Capitão

Número de Mensagens : 3101
Idade : 31
Localização : Lisboa

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: GDDF Vence Taça de Portugal em Xadrez

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum