Forum Leixoes
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forum LeixoesEntrar

descriptionSequeira treina-se com plantel sénior EmptySequeira treina-se com plantel sénior

more_horiz
Quem não conhece a história dos "bebés" de Matosinhos? Nos finais dos anos 60, quando o Estádio do Mar era um viveiro de grandes jogadores. Foi um período brilhante, aquele em que os "meninos" de Matosinhos, com a sua classe futebolística, atormentaram os mais diversos adversários.

O regresso ao principal escalão relançou o clube para uma nova era, concentrando os holofotes da fama, não só nas suas performances desportivas, no panorama futebolístico nacional, mas também na capacidade inata de produzir jovens talentos.

Numa altura em que o futebol nacional carece de uma referência de vulto, no corredor esquerdo, a evolução denotada por um dos jovens mais talentosos do Leixões, ou não fosse ele o capitão de equipa, surge como uma oportunidade real para uma carreira de sucesso.

Dentro de um requisito, quase obrigatório, para vencer no desporto rei, o amor de Sequeira pela modalidade, foi desperto desde muito cedo. "Desde muito pequeno que o Nuno adora jogar futebol", admite o pai do jogador, Fernando Sequeira, revelando que "o seu brinquedo preferido foi sempre a bola, desde que começou a dar os primeiros passos".

A sua história desportiva teve início aos oito anos, no Sport Clube Senhora da Hora, uma consequência natural de morar "junto ao recinto desportivo do clube". Fernando Sequeira recorda "o brilho no olhar de Nuno, quando ainda de pequena idade, assistia aos jogos de futebol, até que um dia pediu à mãe para o levar ao clube".

Na opinião do seu pai, "existiram duas grandes etapas", até ao momento, na carreira do Nuno, "e que foram bastante distintas". Durante o período em que foi atleta do Sport Clube Senhora da Hora, Nuno beneficiou do "carinho" que era dispendido às crianças, talvez o melhor ponto de partida para abraçar uma carreira, em constante crescendo. "O trabalho dos treinadores era feito com grande carolice, no entanto, faltavam os melhores métodos de trabalho". A ambição ia crescendo, à medida que Sequeira ia cumprindo etapas na sua evolução. Nesse sentido, a transferência para o Leixões S.C. confirmou as expectativas que se iam gerando à volta do seu talento, "encontrando outros métodos de trabalho mais eficientes, maior rigor e um conhecimento mais actualizado sobre o futebol de formação". No seu entender, "estas foram as etapas fundamentais para o seu desenvolvimento como pessoa e como jogador".

A progressão de Sequeira no futebol tem sido traçada por uma curva ascendente interessante, revelando-se, actualmente, como um jogador indispensável no onze de Joaquim Santos. A influência que exerce sobre os seus companheiros, torna o flanco esquerdo do Leixões S.C., uma referência indispensável nas acções ofensivas da sua equipa. Muito evoluído tecnicamente, Sequeira vê na atitude guerreira que emprega, sempre que pisa as quatro linhas, o aliado perfeito para a polivalência que o caracteriza. Este aspecto tem-se fortalecido o seu papel, no seio da equipa. Actuando a lateral ou a médio, "é um jogador que gosta bastante de atacar, penso que é um dos seus pontos fortes". Com o decorrer dos minutos, os desequilíbrios no corredor esquerdo tornam-se frequentes, "a maneira como embala nas alas desequilibra, cruzando sempre de forma a criar grandes dificuldades, nas áreas adversárias. A sua qualidade de passe é fundamental neste processo, embora deva evoluir em termos de agressividade defensiva".

Assumidamente, uma das grandes promessas do clube de Matosinhos, Sequeira não se limita a instalar o pânico, nas áreas contrárias, com as suas incursões pelos flancos. O facto de envergar a braçadeira de capitão diz muito de um jogador que nunca se esconde, transparecendo o seu perfil de líder, nos bons e nos maus momentos. Talvez por isso, a componente emotiva sempre se revelou como fundamental para o seu processo de crescimento. Nesse contexto, o mister Santos Pereira merece "o seu carinho especial, por ser o primeiro e porque, com ele, começou a dar os primeiros passos no futebol. Este treinador tinha uma forma especial para trabalhar com as crianças, o que facilitou bastante a integração do Nuno". Mas nenhum é excluído durante a sua vivência desportiva. "Todos os treinadores foram importantes para o Nuno e marcaram-no positivamente. Ele não esquece o Mister. Sousa, o Mister Pratas e, já no Leixões, o Mister António Pedro e o Mister Joaquim Santos, com o qual trabalha presentemente".

Fora dos relvados, Nuno Sequeira é uma pessoa "normalmente reservada, tímida, no primeiro contacto, mantendo um bom relacionamento com todas as pessoas que o rodeiam". Palavras de pai, que encontram aprovação no estilo próprio, com que o filho encara uma partida de futebol. A timidez dá lugar a uma vontade incessante de querer assumir as rédeas do encontro. "O seu carácter tímido perde-se dentro do campo, servindo o futebol, como força equilibradora deste tipo de comportamento".

Considerado um jogador de alto rendimento, a opinião, quanto aos seus atributos técnicos, é unânime. "O Nuno é tido como um jogador evoluído tecnicamente, forte no um para um", mas aquilo que é mais apreciado e tem saltado à vista dos que acompanham o futebol de formação, "são os seus arranques pelas alas e os seus cruzamentos tensos para a área".

Sequeira conheceu o ponto mais alto da sua carreira, aquando da sua primeira internacionalização, num jogo que opôs a Selecção das Quinas, à sua congénere belga. "Foi um momento muito emocionante. Para ele, foi um sonho que sempre perseguiu e que se tornou realidade, sendo também o coroar do trabalho que tinha vindo a desenvolver". Porém, foi no decorrer da época passada, que Sequeira foi chamado, pela primeira vez, à Selecção Nacional. "Na altura, foi convocado para um estágio, em Lisboa. Foi um momento de enorme felicidade, foi algo de indescritível para ele e, obviamente, para mim, como pai. Um sentimento de grande orgulho, misturado com muita emoção".

Mas não tem sido apenas de sorrisos que se tem sustentado a carreira de Nuno Sequeira. Apesar das boas indicações que tem dado e de mostrar índices de disponibilidade assinaláveis, no seu historial fica marcada "a lesão que teve nos Iniciados B". Foi uma época marcada pela negativa, "pois esteve quatro meses parado, sem fazer o que mais gostava, que era jogar futebol".

As suas performances desportivas deixam no ar uma certeza, cada vez mais convincente, quanto ao seu êxito no futebol, mas nem por isso a componente educativa é colocada de parte. "Conciliar futebol e sucesso escolar exige um grande sentido de responsabilidade, grande entrega e, fundamentalmente, um grande equilíbrio mental entre a realidade e o sonho, porque ser futebolista, por vezes, está condicionado a vários factores, sobre os quais não temos qualquer controlo", assume.

As bases do sucesso estão lançadas e as regras, normalmente, aplicadas aos jogadores profissionais, já fazem parte do seu dia-a-dia. "É um jovem que gosta de estar em casa, em ambiente mais familiar. Também gosta muito de estar com os amigos, sendo eles, um suporte muito importante, nos momentos difíceis".

Apesar de não ser submetido às típicas e frequentes comparações com futebolistas da actualidade, Sequeira não foge à tradicional admiração pelos seus ídolos. Em plano de evidência, está o futebolista do Inter de Milão, Maicon. O facto de actuar no flanco oposto ao seu, não lhe retira as qualidades nas quais se revê e pretende consolidadas, no futuro. "Em termos de laterais, esse é o jogador que mais aprecia, por ser forte fisicamente, bastante ofensivo e evoluído tecnicamente. No meio campo gosta de vários jogadores, mas talvez seja o Deco, o seu preferido".

Inevitavelmente, Sequeira já faz parte da família leixonense, um clube que carrega no coração. O jogador já se confunde com a camisola, gerando uma grande onda de entusiasmo e enorme expectativa, em relação ao salto para o plantel sénior. Ainda assim, é dentro da curva ascendente, com que a sua carreira se tem pautado, que o nome do F.C. Porto surge como um lugar-comum, a este jovem futebolista. "São esses dois clubes, os seus favoritos", revela o pai do jogador, deixando antever um percurso, outrora percorrido por algumas das maiores glórias do futebol português.

Nome: Nuno Miguel Ribeiro Sequeira
Data de nascimento: 19/08/1990
Altura: 1.85m
Peso: 78kg
Posição: Lateral/Médio Esquerdo
Clube: Leixões Sport Clube.

in: http://www.academia-de-talentos.com/sequeira-leixoes-sport-clube

descriptionSequeira treina-se com plantel sénior EmptyRe: Sequeira treina-se com plantel sénior

more_horiz
Andas-me a copiar Cool

descriptionSequeira treina-se com plantel sénior EmptyRe: Sequeira treina-se com plantel sénior

more_horiz
grande texto cheers cheers
pode ser um dos defesas esquerdos do leixoes na proxima epoca Sequeira treina-se com plantel sénior 584528

descriptionSequeira treina-se com plantel sénior EmptyRe: Sequeira treina-se com plantel sénior

more_horiz
parece-me q estamos a ir no bom caminho, a dar oportunidade aos jovens da casa, ex-juniores e emprestados, de mostrarem o seu valor e poderem integrar o plantel. parece-me tb q as contingências económicas a isso estão a forçar, não sei se com outro desafogo financeiro faríamos o mm. Temos, porém, de ter algum cuidado, e não passarmos do 8 ao 80, se não podemos passar dificuldades como o Varzim está a passar.

Tenho a certeza q estes jovens não são inferiores, bem pelo contrário, a muitos jogadores q temos ido buscar fora, muitos mm! para além de serem da casa custam tb menos dinheiro.

Força Sequeira!

descriptionSequeira treina-se com plantel sénior EmptyRe: Sequeira treina-se com plantel sénior

more_horiz
Mais vale prata da casa que sente o clube do que contentores de estrangeiros sem qualidade e sem espinha dorsal, deixo a pergunta nas 2 ultimas epocas quantas das contratações de estrangeiros ainda estão no plantel e têm qualidade?

descriptionSequeira treina-se com plantel sénior EmptyRe: Sequeira treina-se com plantel sénior

more_horiz
Urko, essa pergunta não tem fundamento. Descemos de divisão e isso fez-nos ficar com o refugo.

Mas apostar nos jovens, não só os do Leixões, mas bons negócios envolvendo jovens jogadores portuueses (Se possível do concelho e arredores), parece-me uma boa opção.

descriptionSequeira treina-se com plantel sénior EmptyRe: Sequeira treina-se com plantel sénior

more_horiz
Perante o teu comentario vejo que não entendest o meu, é isso mesmo que eu estou a dizer, em 2 anos vieram um monte de brasileiros para o Leixões e foram todos embora pois nao tinham qualidade, para fazer isso mais vale apostar na prata da casa pois alem do Leixões ja saber o seu valor eles tambem ja sabem o que é o Leixões e vestir a nossa camisola!

descriptionSequeira treina-se com plantel sénior EmptyRe: Sequeira treina-se com plantel sénior

more_horiz
Também vejo com bons olhos essa maior aposta nos nossos Bebés, mas infelizmente com as trapalhadas que foram feitas nas nossas camadas jovens em que à conta de protocolos o refugo do Porto tinha lugar cativo no nosso Clube acabou-se por se dar uma machadada nas camadas jovens que sempre nos orgulharam com bons resultados. Felizmente essa desastrada política foi deixada para trás e estamos novamente a caminhar na aposta no que é nosso!mas é uma aposta que demorará algum tempo a surtir efeitos, há uns anos atrás quem imaginaria que os nossos júniores estariam a lutar até à última jornada pela permanência??

Vamos trazer de volta a mística Leixonense! Sequeira treina-se com plantel sénior 525519

descriptionSequeira treina-se com plantel sénior EmptyRe: Sequeira treina-se com plantel sénior

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder